Relatório Final Orgânica I Experimental
GQO - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ORGÂNICA
Relatório da disciplina Química Orgânica I Experimental sobre as práticas de destilação simples, destilação fracionada, extração por Sohxlet e cromatografia em camada fina (CCF). Professor: Gilberto
Alunas: Antônia Corrêa e Letícia S. A. M. Leal.
Turma: KA
NITERÓI, 20 de fevereiro de 2013
1- INTRODUÇÃO
1.1- Destilação Simples
É usada na separação de um líquido de uma substância não volátil, como um sólido. Consiste na separação do composto líquido e cujo ponto de ebulição é menor através de sua ebulição. O vapor liberado é condensado posteriormente e recolhido no estado líquido.
1.2 - Destilação Fracionada
É usada na separação de misturas homogêneas quando os componentes da mistura são líquidos. A destilação fracionada é baseada na diferença entre os pontos de ebulição dos componentes da mistura. É de fundamental importância e bastante utilizada na fabricação de bebidas alcoólicas e petróleo.
1.3 – Extração com Soxhlet
A técnica foi originalmente desenvolvida para a extração de lipídeos de materiais sólidos. Atualmente é comumente usado em extrações de amostras sólidas por um solvente orgânico. Consiste na extração descontínua de substâncias solúveis em determinado solvente orgânico e que estão presentes em uma amostra sólida.
1.4 – Cromatografia por Camada Fina (CCF)
A cromatografia se define como a separação e identificação de uma mistura de dois ou mais compostos. A técnica se divide em duas naturezas: a fase estacionária e a fase móvel. A fase móvel transporta as substâncias que se separam e progride em relação à outra, fase estacionária. A fase móvel pode ser um líquido ou um gás (nos experimentos realizados foi utilizado um solvente líquido) e a fase móvel pode ser um sólido ou um líquido (foi usado um sólido nos experimentos). A cromatografia por camada fina é frequentemente referida como método de