A educacao inclusiva
Alessandra Flores1
Angela Bayer2
Sabrina Fernandes de Castro3
Resumo
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa desenvolvida ao longo dos semestres na disciplina de Investigação e Orientação na Educação Especial I, II, III, IV, V e VI queprocurou apresentar e discutir de que forma vem ocorrendo a inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo, considerando a importância da família, da escola e do trabalho multidisciplinar neste contexto. A mesma, foi realizada em duas escolas, uma localizada na cidade de São Pedro do Sul, e outra na cidade de Santa Maria, ambas no estado do Rio Grande do Sul.Justifica-se pelo fato de considerarmos a educação a ferramenta primordial para efetivação das transformações sociais e humanas.A inclusão, colocada como “mudança de perspectiva educacional”, possibilita que pensamentos arraigados ao longo de décadas e que dirigiam condutas excludentes, sejam revistos. Com certeza, não é uma tarefa fácil, tanto ao professor, que em sua prática deve planejar e projetar seu trabalho e estudo partindo das múltiplas experiências que circulam em sala de aula, como a família, que precisa lidar com esta realidade acreditando que o olhar do outro não mais define o lugar do sujeito como “incapaz”, mas como parte de um universo de subjetividades.
Palavras chave: Educação Especial. TEA. Educação Inclusiva. Família.
1 Introdução
Atualmente vivemos o tempo da chamada “globalização”, época marcada pelas mudanças rápidas e pelas inovações, tanto tecnológicas, como sociais e humanas. O mundo então se volta a paradigmas multiculturais, onde a diversidade é valorizada e se torna o viés para pensarmos e resgatarmos as diferentes culturas, que por razões históricas eram “esquecidas”, deixadas à margem da sociedade.
Ao longo do tempo o fator exclusão esteve presente no desenvolvimento de toda civilização. Tal fator servia para assegurar a identidade cultural de