An Lise Da Obra A Sagrada Fam Lia Canigiani

1339 palavras 6 páginas
Análise da obra A Sagrada Família Canigiani de
Rafaello Sanzio de Urbino.

A partir de Giotto no século XIV e na metade do século seguinte, dá-se um prodigioso desenvolvimento da escultura e da pintura na Itália, que servirá de modelo para outros países da Europa. O homem (e seu pensamento) novamente deverá ser a medida ideal de todas as coisas - e não mais apenas a teologia medieval deve investigar os fenômenos da natureza para melhor conhecer o ambiente em que vive.
Rafael (Rafaello Sanzio, Rafaello Urbino e Rafaello Sanzio de Urbino, em italiano) foi um dos artistas mais reconhecidos do período renascentista italiano. Nasceu em 6 de abril de 1483, estudou na escola de Florença onde pode conhecer os trabalhos de Paolo Uccello, Mellozo de Forli e Luca Signorelli. Aos 17 anos de idade já era reconhecido no âmbito das artes como mestre, tal que a igreja de San Nicola da Tarantino (localizada em Castello) encomendara a Rafael sua 1ª obra, um altar que apesar de ter levado um ano de trabalho do artista em 1789, fora seriamente danificada por um terremoto, cujos fragmentos que restaram encontram-se expostos na Pinacoteca de Tosio Martenigo, na Brescia.
Outros trabalhos também foram importantes no início de sua carreira como o altar de Oddi para a capela de Oddi na Igreja de São Francisco de Perúsia, os afrescos do Colégio Del Cambio e O Casamento da Virgem que foi a obra mais importante de Rafael no início.
Ao longo de sua vida, Rafael sofreu influência de Fra Bartolomeo, abandonando o estilo perugino, mas sua maior influência foi de Leonardo da Vinci. Fez uso das grandes inovações introduzidas na pintura por Da Vinci a partir de 1480: o claro-escuro, contraste de luz e sombra que empregou com moderação, e o esfumado, sombreado levemente esbatido, ao invés de traços, para delinear as formas. A influência de Michelangelo, patente na “Pietà” e na “Madona do baldaquino”, consistiu, sobretudo na exploração das possibilidades expressivas da anatomia humana.
Por

Relacionados