Relatório de orgânica experimental i
RELATÓRIOS DE QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL I
MACAÉ 2013
Solubilidade
1. INTRODUÇÃO Solubilidade pode ser descrita como a propriedade que uma substância tem de se dissolver espontaneamente em outra. A quantidade de substância que se dissolve em determinada quantidade de solvente varia muito, em função das características das substâncias envolvidas e da compatibilidade entre elas (soluto e solvente). Então, com relação a um dado solvente, as substâncias podem ser classificadas como: insolúveis, parcialmente solúveis ou solúveis.
2. OBJETIVO O presente trabalho visa relatar os testes de solubilidade de algumas substâncias, com o objetivo de classificá-los de acordo com sua interação com determinado solvente. Sendo assim, podem ser classificados como: solúveis (S), insolúveis (I) ou pouco solúveis (PS).
3. MÉTODOS E PROCEDIMENTOS 3.1 Materiais 3.1.1 Vidrarias Bagueta; Béquer; Tubos de ensaio.
3.1.2 Solutos utilizados Ácido benzoico; Anilina; Benzamida; Benzofenona; Naftaleno.
3.1.3 Solventes utilizados Ácido clorídrico; Água; Bicarbonato de sódio; Clorofórmio; Etanol; Hexano; Hidróxido de sódio; Metanol.
3.1.4 Outros materiais Chapa de aquecimento; Espátula; Estante.
Foram realizados experimentos com intuito de verificação de solubilidade das diversas substâncias acima citadas. A atividade tratava da realização de testes de solubilidade, esta requereu as seguintes misturas realizadas cada qual em seu tubo de ensaio devidamente marcado. Cada soluto foi misturado com cada um dos solventes citados acima. Posteriormente, os tubos de ensaio no qual estavam misturas que se mostravam pouco solúveis ou insolúveis foram colocados em cima de uma chapa de aquecimento dentro de um béquer com água quente durante, aproximadamente, cinco minutos, a fim de demonstrar se a temperatura alterava ou não a solubilidade dessas misturas.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Temperatura Ambiente Solventes