fffeee

1775 palavras 8 páginas
ELETRICIDADE BÁSICA II
LABORATÓRIO 03

CAPACITORES

CÓDIGO
DISCIPLINA
2 ELE 029
Eletricidade Básica II

LAB. 03: CAPACITORES
I. O QUE SÃO OS CAPACITORES São componentes elétricos que têm a função de armazenar e liberar a energia elétrica conforme a finalidade da aplicação do circuito. O capacitor é um componente largamente utilizado em circuitos eletrônicos, tais como computadores, televisores, aparelhos de GPS, flashes de máquinas fotográficas, start de lâmpadas fluorescentes, em circuitos elétricos de ignição de motores de corrente alternadas, e muitíssimas outras aplicações. Os capacitores servem para armazenar pequenas quantidades de carga elétrica e por sua ampla aplicação tecnológica, o capacitor merece ser estudado com mais atenção. A Fig. 3.1 mostra alguns modelos de capacitores comerciais.

A Garrafa de Leiden: O Primeiro Capacitor
Depois que os físicos compreenderam a interação das cargas elétricas, o passo seguinte seria obter uma forma de armazená-la. A realização dessa ideia teve um importante registro na história.

O ano de 1745 foi marcado pelo surgimento do primeiro dispositivo capaz de armazenar cargas elétricas inventado acidentalmente por Ewald Georg von Kleinst (1700−1748), hoje conhecido como Garrafa de Leiden ou Leyden (Fig. 3.2). A descoberta foi por acaso num experimento com eletricidade, tocando seu gerador elétrico num prego preso à cortiça de um frasco de remédio, sofrendo um grande choque ao tocar no prego (Fig. 3.3). No entanto, os créditos desta descoberta são atribuídos a outro inventor.

Petrus van Musschenbroek nasceu a 14 de março de 1692 em Leiden, Holanda, e morreu em 19 de setembro de 1761. Nasceu em uma família que fabricava instrumentos científicos, tais como bombas de ar, microscópios e telescópios, o que explica em parte seu interesse pela ciência. Estudou na Universidade de Leiden e doutorou-se em medicina em 1715, e mais tarde

Relacionados