Vicenzo Masi
Não podemos desconsiderar o fato de que Coffy foi a pessoa que deu inicio de forma parcial aos estudos da contabilidade cientifica, mas Masi foi além, deu fundamentos e concluiu o patrimônio como principal objeto da contabilidade.
Fabio Bésta foi o mentor de Masi, que definia a contabilidade como ciência do controle econômico. Os trabalhos de Bésta foram as principais fontes de inspiração para Masi, mas também se inspirou em nomes como Villa, Bonalumi, Bornaccini e Rossi, que em 1923 veio afirmar que o objeto da contabilidade era o patrimônio.
Em 1924, Masi publica seu primeiro artigo “A pretesa bancarotta scientifica della Ragioneria” na Revista Italiana di Ragioneria. Onde reconhecia a necessidade do estudo cientifico em contabilidade.
Em 1927, Masi pela primeira vez disseminou todas as ideias do patrimonialismo cientifico que havia descoberto até o momento, no artigo “La Ragioneria come Scienza del Património”.
Masi teve muitas dificuldades em impor o patrimonialismo cientifico na Italia, pois os Aziendalistas desejam extinguir a Contabilidade e inserir apenas a Ecconomia Aziendalista, devido isto o patrimonialismo foi muito mais aceito fora da Itália.
Masi desenvolveu suas ideias de forma impressionante entre 1920 e 1970, entre eles “Ragioneria Generale” (Contabilidade Geral),“Manuale di Ragioneria” (Manual de Contabilidade), “La Ragioneria nelle imprese e negli enti private” (A Contabilidade nas empresas e entidades privadas), “La Ragioneria Moderna nella Azienda Moderna” (A Contabilidade Moderna na Azienda Moderna), “La Ragioneria nelle societá commerciale” (A Contabilidade nas empresas mercantis), entre outros.
Vicenzo Masi faleceu em 17 de Dezembro de 1977,