Administração de Estoques
A Administração de estoques é um tema que atualmente está ganhando mais espaço, dentro das empresas. Devido a necessidades que as empresas têm de gerenciar seus estoques de forma eficiente e com isso reduzir seus custos, mas sempre com foco na satisfação do cliente, pois, isso vem a ser um diferencial para as mesmas continuarem ganhando espaço cada vez no mercado atual que é bastante competitivo, globalizado e concorrido. De acordo com seu conceito trata-se de uma ferramenta que promove importantes ganhos com eficiência na redução de custos, falhas, planeja e controla o fluxo de matérias dentro das empresas. Mas apesar de sua complexidade, a administração de Estoque visa encontrar melhorias na questão dos custos e disponibilidade dos produtos, aspectos estes que tem impacto direto na rentabilidade das empresas.
Essa pesquisa justifica-se por ser a administração de estoque uma ferramenta que busca resolver a questão dos custos e disponibilidade dos produtos com foco na satisfação do cliente. Com isso a mesma busca apresentar alternativas viáveis e métodos eficientes de Gestão de Estoques, dando ênfase a minimizar os estoques, visando uma maior redução no custo para as empresas.
1 ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
1.1 CONCEITOS ESSENCIAIS
A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem desde o circuito de reaprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques etc.
Em outras palavras: “A Administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque organizado de modo à nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total”.
A