Administracao de estoques
1.INTRODUÇÃO
Os estoques têm uma participação bem significativa em uma empresa, é uma da maior parte do ativo circulante das empresas, isto que dizer que nas empresas deve haver uma grande rotação deste estoque para que aumente sua rentabilidade, quantos mais o estoque das empresas girarem mais rentáveis será a empresa.
O estoque de uma empresa deve ser encarado como um fator de geração de negocio e lucro, mais uma boa gestão de estoque não quer dizer ficar sem estoque, por isto a o estoque de segurança, ele que vai garantir que sua empresa não fique prejudicada caso apareça um grande pedido, nesta situação a administração de estoque vai garantir que a empresa não sofra as conseqüências da falta de estoque, são bens destinados a venda ou à produção de uma empresa.
O estoque envolve todo um processo, desde a compra do produto até a sua organização. É de extrema importância dentro da organização, pois indica o seu sucesso ou fracasso. A administração de estoque pode trazer vantagens e desvantagens para uma empresa, dependendo da sua forma de administrar. Deve ser bem administrada em função da grande concorrência existente no dia de hoje. Administração de estoque envolve o controle dos ativos circulante, o administrado de estoque que vai indicar os que comprarem, quando comprar e que itens merecem maior atenção, este pode ser indicado com a curva A, B, C, uma boa administração de estoque permite que o empresário trabalhe com baixos níveis de estoques.
2. Tipos de Estoques
Os estoques são constituídos de bens destinados a venda ou a produção, vinculados aos objetivos da empresa. Os estoques têm a função de funcionar como reguladores do fluxo de negócios.Segundo Pozo (2007), cabe a administração de estoques, o controle da disponibilidade e das necessidades totais do processo produtivo, envolvendo não só os almoxarifados de matéria-prima e auxiliares, como também os intermediários e os de produtos acabados. Seu objetivo é não deixar faltar material ao