Projeto de monografia
HELIOMAR DE SOUZA MOTA
PROJETO DE MONOGRAFIA
DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RCD) DE PEQUENAS OBRAS PARA CIDADE DE CUIABÁ-MT
CUIABÁ-MT
NOVEMBRO, 2011
HELIOMAR DE SOUZA MOTA
DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RCD) DE PEQUENAS OBRAS PARA CIDADE DE CUIABÁ-MT
|Projeto de pesquisa apresentado na Universidade de |
|Cuiabá – UNIC, como requisito para elaboração de |
|monografia de conclusão de curso. |
CUIABÁ-MT
NOVEMBRO, 2011
1 – TEMA
O trabalho abordara sobre a Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD).
2 – DELIMITAÇÃO DO TEMA
Desenvolvimento de modelo de gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) de pequenas obras para cidade de Cuiabá – MT.
3 – PROBLEMAS
A destinação e coleta dos resíduos gerados nas obras da Cidade de Cuiabá são corretas? Quais são os impactos ao meio ambiente devido ao aumento expressivo das construções? O desperdício de materiais seria uma forma de redução de resíduos das construções? A metodologia de gerenciamento do canteiro de obras influencia a quantidade de resíduos da construção?
4 – HIPÓTESES DE ESTUDO
• O volume de resíduos sólidos gerados nas obras á advindo principalmente da utilização incorreta dos materiais de construção.
• Erro no projeto de canteiro de obras.
• Mão de obra desqualificada.
• Falta de fiscalização dos órgãos competentes.
• Dos materiais utilizados nas obras, o mais impactantes ao meio ambiente são as tintas, graxas e solventes.
5 – OBJETIVOS
5.1 - Objetivo Geral:
• Desenvolver um modelo de gestão de resíduos sólidos.
5.2 – Objetivos específicos:
• Desenvolver um modelo de gestão de