administração de estoques
1. Dimensionamento e controle de estoques
Toda organização deve estabelecer e manter uma estratégia adequada para administrar o estoque.
Uma estratégia bem aplicada e bem conduzida não só assegurará o desempenho apropriado dos diferentes processos e funções empresariais, bem como poderá minimizar os custos.
Controles inadequados podem levar a organização a possuir elevados estoques incorrendo em altos valores de investimento. Por outro lado, a manutenção de estoques insuficientes trará conseqüências drásticas à cadeia de abastecimento, afetando recursos e serviços. Então é necessário encontrar um nível de estoque que atendam aos usuários e que estejam organizados de tal forma que esses usuários tenham acesso fácil aos estocados.
É comum os gerentes de produção serem responsáveis pelos estoques, para eles estoques são aliados a sua principal meta: a produção. Esses gerentes tendem a estocar mais que o previsto. esta é uma das situações que descrevem o conflito entre a disponibilidade de estoque e a vinculação do capital.
1.1 soluções
Segundo Dias (1993) propõe como uma das soluções para esses conflitos, a conciliação por parte da administração de estoques dos objetivos dos quatro departamentos, sem prejudicar a operacionalidade da empresa. Deve-se providenciar a necessidade real de suprimentos da empresa, exigindo-se que toda a atividade envolvida com o controle de estoques sejam integradas e controladas nem sistema de valores. A administração de estoques não deve se preocupar somente com fluxos diários entre vendas e compras, mas com a relação lógica entre cada integrante deste fluxo.
2.Objetivos e Funções da administração de materiais
2.1 Definições e conceitos
A administração de materiais envolve um vasto campo de relações que são interdependentes e que precisam ser geridos para evitar desperdícios.
A principal meta de uma empresa é maximizar o lucro sobre o capital investido usando o capital para que este não