Administração de Estoques
Flávia Galdino Silva
Juliana de Freitas da Silva
Lícia Mara Denis Ferreira
Unisalesiano
Flavinha_galdino@hotmail.com
Agulha.freitas@hotmail.com
Licia.denis@hotmail.com
RESUMO
O estoque envolve todo um processo, desde a compra do produto até a sua organização. É de extrema importância dentro da organização, pois indica o seu sucesso ou fracasso. A administração de estoque pode trazer vantagens e desvantagens para uma empresa, dependendo da sua forma de administrar. Deve ser bem administrada em função da grande concorrência existente no dia de hoje, assim, tendo o material necessário para atender o cliente a qualquer hora. De um modo geral, a administração de estoques é um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, destinadas a suprir as atribuições e abrangendo desde compras, recebimento, armazenagem, fornecimento e finalmente o controle de estoques. Palavras-chave: estoque.inspeção.armazenagem.transporte. localização.
1 INTRODUÇÃO
Antigamente uma das áreas menos valorizadas dentro da empresa era a área de materiais, ou seja, administração de estoques, a qual engloba vários, que conforme o autor Petrônio Martins (2006) são:Compra de mercadoria, recebimento e inspeção do material, armazenagem, técnicas de separação de pedidos, transporte de mercadorias dentro do ambiente, entre outras.
O estoque, por ser uma área desvalorizada antigamente, considerava-se como um depósito qualquer, que se localizava em qualquer ambiente dentro da empresa, sem muita interferência nos resultados da empresa.
Hoje, com o aumento da competitividade, as empresas precisavam buscar um meio de sobrevivência. A parte de materiais hoje é um ponto estratégico na obtenção de seus lucros. A localização do estoque, mercadoria, passa ser um fator fundamental, por exemplo, a pessoa ou empresa que compra a mercadoria nem sempre tem tempo de esperar, e tem pressa no recebimento da mesma, ou seja, quanto melhor a localização do