administração de comflitos
Bergamini / Coda - Psicodinâmica da Vida Organizacional,1990, Editora Pioneira
Boog, Gustavo G. – O desafio da Competência. Editora Best Seller
Hersey / Blanchard - Psicologia para Administradores, 1986, Editora E.P.U
John A. Wagner III, John R. Hollenbeck - Comportamento Organizacional, criando vantagem competitiva, 2000, Saraiva
Robbins, Stephen – Comportamento Organizacional. Pearson - Prentice Hall
Trompenaars, Fons - Nas ondas da cultura, 1994, Educator.
Wisinski, Jerry – Como resolver conflitos no trabalho, 1994, Editora Campos.
Administração de Conflitos
Conflitos fazem parte de nossa vida pessoal e profissional. Trata-se de uma dinâmica inerente a interação com outras pessoas. A questão mais importante é o que fazer quando ele ocorre. A capacidade de administrar divergências de maneira eficaz é um fator decisivo para seu sucesso pessoal e profissional.
O conflito é normal e natural e pode ser, ao contrário da primeira impressão, bastante positivo. A capacidade de administrar conflitos é uma pratica interpessoal extremamente importante que precisa ser altamente desenvolvida, principalmente por três motivos:
Para gerenciar mudanças – As empresas estão mudando a um ritmo mais acelerado do que nunca, e sejam quais forem as mudanças, elas geralmente anunciam o aparecimento de muitos tipos de conflitos.
Para entender diferenças culturais – Os ambientes de trabalho tendem a empregar cada vez mais pessoas culturalmente diferentes (Diversidade). Com isso sua capacidade de entender, aceitar e responder de maneira positiva aos diferentes valores culturais torna-se cada vez mais importante.
Para se tornar membro ou líder de equipe – Nos últimos anos passou a ser dado um enfoque muito maior a capacidade de trabalhar em equipe. Sabemos que o trabalho em equipe gera conflitos, portanto, saber lidar com os mesmos se torna totalmente necessário.
O conflito é inevitável, a verdadeira questão é como