Administração científica
Disciplina: ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
Curso: GESTÃO PÚBLICA
Questão 01 - No taylorismo realmente existia uma dominação social dos operários, pois a organização conseguia impor o seu controle e o seu poder determinando aos operários a forma de realizar todos os movimentos para realizar o trabalho, tirando deles a capacidade de iniciativa e a visão geral do que ocorre ao seu redor.
Questão 02 - O método proposto do Taylor tinha como objetivo a dominação do operário, pois ao organizar o processo de trabalho, dividir o trabalho e a execução, estruturar as relações do trabalho, distribuir individualizadamente a força de trabalho no interior da fábrica, a classe dominante faz valer seu controle e poder sobre os trabalhadores para sujeitá-los de maneira mais eficaz e menos custosa à sua exploração econômica. Todo esse controle tirava dos operários a capacidade de iniciativa e a visão geral do que ocorre ao seu redor. Conclui-se, portanto que não é possível separar os meios (técnica) dos fins (política).
Questão 03 - Pontos positivos da administração científica: aumento considerável da produtividade, um planejamento antes de começar o trabalho, tarefas de acordo com as aptidões de cada trabalhador, incentivos salariais.
Pontos negativos da administração científica: superespecialização do trabalho tirando a noção do todo do operário e consequentemente reduzindo a sua capacidade de iniciativa e criatividade; a desumanização do operário; fadiga pela realização de trabalhos repetitivos.
Questão 04 - O filme critica a industrialização desenfreada, a busca excessiva por produção (exemplo do filme: a invenção para o operário fazer as refeições enquanto trabalhava), uma longa jornada de trabalho com movimentos repetitivos, as péssimas condições de trabalho e a forma como o operário era considerado, ou seja o operário era considerado uma parte da máquina.