Administração Científica
Ao estudarmos administração, nos deparamos com teorias e estudos realizados sobre a melhor forma de coordenar pessoas, aprimorar a produção, otimizar o processo produtivo, enfim, a melhor forma de administrar.
A Administração Científica foi o primeiro estudo conclusivo realizado com o intuito de melhorar a produção, padronizando seu processo, de forma a conseguir a máxima eficiência possível na realização desta tarefa.
Este trabalho consiste em apresentar Taylor, suas ideias e sua teoria. Entender o que é administração científica, onde é aplicada, como a identificamos e qual sua eficiência. Além disso, também veremos se as empresas utilizam esse tipo de teoria nos dias atuais e quais são elas.
“O principal objeto da gerência deve ser assegurar a máxima prosperidade de cada empregado e do patrão”
Frederick Taylor
2 – TAYLOR
Frederick Winslow Taylor (1856-1915)
Frederick Winslow Taylor nasceu em Germantown, subúrbio da Filadélfia, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, no dia 20 de março de 1856. Educado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança, ele era “bem nascido”, sua família pertencia à classe média. Tendo uma situação financeira razoável, proporcionou ao Taylor uma boa educação em excelentes colégios, onde se preparou para o exame de vestibular, pois era desejo dos seus pais que Taylor fosse para Boston se formar em direito na universidade de Harvard. Estudiosos afirmam que Taylor era tão ambicioso que não pôde realizar a sua ambição de tornar-se advogado, porque havia arruinado a vista nos estudos. Ele exagerou na dose e teve que largar os livros aos dezoito anos e entrou para uma oficina ao lado de sua casa, onde como aprendiz, trabalhou em máquinas, ferramentas e na fabricação de modelos. A aprendizagem de Taylor havia terminado justamente ao final de um longo período depressivo, que se surgiu ao pânico de 1873, e os negócios estavam muito difíceis naquela