Administração cientifica
INTRODUÇÃO
No começo do século XX, as empresas tinham diversos problemas. Um deles era o desperdício, tanto de matéria prima, quanto de esforço humano. Ambos os dois geravam uma queda nos lucros, ou até, prejuízo.
Foi mais ou menos nessa época que Frederick Wislow Taylor iniciou suas experiências. Taylor nasceu na Filadélfia, Estados Unidos em 1856, veio de uma família rígida e foi educado dentro de uma mentalidade de disciplina e devoção ao trabalho. Iniciou sua vida profissional em 1878 como operário na Midvale Steel Co. , passando a capataz , contramestre, chefe de oficina, a engenheiro em 1885, quando se formou pelo Stevens Institute.
Neste período estava em alta o sistema de pagamento por peça ou par tarefa. Os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar um preço para a tarefa, e os operários reduziam a mais ou menos um terço o ritmo de produção das máquinas, procurando balancear, desta forma, o pagamento por peça que determinavam os patrões. Isto levou Taylor a estudar o problema de produção nos seus mínimos detalhes, pois não podia decepcionar seus patrões nem os colegas de trabalho, já que ele era o então chefe de oficina. Taylor iniciou suas experiências e estudos pelo trabalho do operário (chão de fábrica) , e mais tarde generalizou suas conclusões para a administração geral : sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima.
Ele permaneceu na empresa Midvale até 1889, onde iniciara suas experiências, quando entrou para a Bethlehem Steel Works, para tentar aplicar suas conclusões vencendo a resistência às suas idéias . Registrou cerca de cinqüenta patentes de máquinas , ferramentas e processos de trabalho. Em 1895, apresentou à "American Society of Mechanical Engineers" um estudo denominado "Notas Sobre as Correias". Logo depois publicou outro trabalho "Um sistema de Gratificação por Peça", um sistema de remuneração dos operários.
Durante este trabalho estarei falando sobre as obras de Taylor e a sua