Administração Cientifica
A Teoria Científica administrativa apareceu com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos. Taylor(autor da teoria científica da administração) procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção.
Contexto Histórico O surgimento da Administração Científica está diretamente ligada ao contexto norte-americano da virada do século XX. Com o fim da Guerra da Secessão, a indústria expandiu-se aceleradamente, o que gerou preocupações também com o aumento da eficiência nos processos de produção. Além disso, a ausência da mão de obra escrava tornava necessária uma maior eficiência na produção, para que o trabalho assalariado valesse a pena. Este aumento na eficiência seria conseguido, de acordo com os proponentes da Administração Científica, com a racionalização do trabalho. Guerra de Secessão Na segunda metade do século XIX, 1861, sete estados escravistas do sul dos EUA declararam separação dos estados do norte. O motivo foi a vitória de Abraham Lincoln, republicano que era contra a expansão da escravidão no território estadunidense. A agricultura sulista baseada nas monoculturas de algodão dependia totalmente do trabalho escravo e a hipótese de fim da escravidão não os agradou. Antes da posse de Abraham em março de 1861, Os sete estados criaram a Confederação e se separaram. O presidente democrata James Buchanan e os republicanos foram contra a secessão e os estados confederados passaram a fazer invasões aos oito estados do sul que não tinham aceitado a secessão. A Guerra durou 4 anos e terminou em 1865. Abraham Lincoln decretou o fim da escravidão, um dos principais motivos para a criação da Teoria Científica.
Frederick Winslow Taylor (Filadélfia, 20 de março de 1856 — Filadélfia, 21 de março de 1915) foi um engenheiro mecânico estadunidense. Técnico em mecânica e operário, formou-se engenheiro mecânico estudando à