PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR: ENVOLVIMENTO, SENTIDO E DENSIDADE
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que analisou a gestão escolar com a finalidade de saber como se concretiza na prática a participação na gestão escolar, bem como identificar os atores que dela participam, os objetos que os atores participam, as formas e níveis de participação em quatro Escolas de Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual e Municipal em Blumenau – Santa Catarina. Parte da concepção de educação como processo histórico de formação do sujeito e fundamenta-se no sentido e função da escola.
METODOLOGIA:
Os dados foram coletados em observações nas escolas, documentos legais e relatórios da escola e dos órgãos colegiados, 22 entrevistas (diretores, coordenadoras pedagógicas, presidentes das APPs e CDEs, pais) e 8 questionários (professoras) e analisados quanto ao envolvimento e mobilização dos atores, ao sentido e relevância dos objetos e densidade das formas e níveis de participação.
RESULTADOS:
Os atores da comunidade escolar e local participam da gestão: geral, financeira e pedagógica. No cotidiano da prática da gestão, participam diretamente a equipe gestora. Os aspectos da gestão: administração geral da escola e articulação da escola com o sistema de ensino; integração e articulação da comunidade escolar e comunidade local; administração financeira dos recursos recebidos; administração pedagógica no acompanhamento e avaliação da proposta pedagógica. Existe um movimento de construção histórica de envolvimento e mobilização dos atores da comunidade escolar e local e a criação de estruturas participativas nas escolas e nos sistemas de ensino constitui momentos decisivos para uma gestão democrática. Há participação dos diferentes atores em vários aspectos: gestão geral, financeira e pedagógica. As reuniões oportunizam momentos coletivos e contam com o maior número de participantes. As decisões são priorizadas e aprovadas em assembléias, pela equipe gestora e órgãos colegiados e registradas. As atividades pedagógicas