Administração Cientifica
A preocupação de racionalizar, padronizar, e escrever normas de conduta ao administrador levou os engenheiros d Administração Científica a pensar que tais princípios pudessem ser aplicados a todas as situações possíveis. Um princípio é uma afirmação válida para uma determinada situação; é uma previsão antecipada do que deverá ser feito quando ocorrer aquela situação. Dentre a profusão de princípios defendidos pelos autores da Administração Científica, os mais importantes são:
1.Princípios da administração cientifica de Taylor
• Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.
• Princípio de preparo – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.
• Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta. • Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.
2.Princípios de eficiência de Emerson
Emerson (também Engenheiro), foi o homem que popularizou a Administração Científica e desenvolveu os primeiros trabalhos sobre seleção e treinamento de empregados.
Importante destacar que Emerson foi um dos principais auxiliares de Taylor, porém procurou simplificar os métodos de estudos e de trabalho de Taylor, onde defendia, que seria mais razoável realizar menores despesas na análise do trabalho mesmo que prejudicando a perfeição do trabalho. Os princípios de rendimento preconizados por Emerson são os seguintes:
Traçar um plano definido, de acordo com os objetivos.