administração cientifica
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Belo Horizonte
2014
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Trabalho Apresentado à Disciplina de Gestão do Trabalho no curso Técnico em Segurança do Trabalho.
Prof.ª ******
Turma: 2ª etapa. – Turno: Tarde.
Belo Horizonte
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Administração científica também conhecido como Taylorismo é um tipo de administração estudada e elaborado pelo engenheiro estadunidense Frederick Winslow Taylor, sendo então o criador da administração científica.
Sabe-se que atualmente o projeto pioneiro de Taylor influenciou em uma “febre” de racionalização, que prepararam o terreno para o advento do TQC (Total Quality Control), ocorrido ao longo do pós-guerra.
Você entenderá um pouco mais sobre o assunto ao decorrer do trabalho apresentado.
2 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Administração científica ou Taylorismo é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas.
O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. É considerado uma das vertentes na perspectiva administrativa clássica. Suas ideias começaram a ser divulgadas no século XX.
Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.
Assim, em 1903, ele publica o livro “Administração de Oficinas”