administração cientifica
Taylor buscava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção, preocupando – se com a organização cientifica do trabalho e a necessidade de incentivos salariais, a satisfação dos trabalhadores. Vendo assim que o sistema administrativo da época eram falhos.
As Principais falhas estudas pelo Taylor, foram o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada.
Primeiro Período de Taylor
Em 1903, ele Publica seu primeiro livro, onde expõe pela primeira vez suas teorias, “Administração de oficinas” . Nele ele propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos.
O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente, definindo uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas. Assim os operários seriam escolhidos pelas suas aptidões para a realização de determinadas tarefas e então treinados para que executem da melhor forma e em menos tempo, e também defende a remuneração do trabalhador, que deveria ser feita com base na produção alcançada, desta forma ,ele teria um incentivo de produzir mais.
Segundo Período de Taylor
Em seu segundo livro “Princípios da Administração Cientifica”, publicado em 1911, Taylor concluiu que a racionalização do trabalho do operário deveria será acompanhada por uma estruturação geral da empresa para tornar coerente a aplicação dos seus princípios, sem deixar sua preocupação quanto as tarefas dos trabalhadores, desenvolveu assim o estudo sobre a Administração Geral ( Administração Cientifica).