Administração cientifica
A padronização é uma técnica adotada a milhares de anos que visa reduzir a variabilidade dos processos de trabalho, sem prejudicar a sua flexibilidade. Padronizar não significa perder criatividade e flexibilidade para atender as demandas, nem sujeitar os trabalhadores a rotinas monótonas e normas rígidas.
Hoje, com a complexidade dos processos produtivos e gerenciais, mais do que nunca é necessário registrar de forma física e eletrônica a maneira de se trabalhar e introduzir formalmente o treinamento no trabalho.
Quem é o responsável pela padronização nas empresas? O “dono” do negócio é o grande responsável pela padronização das atividades das empresas, mas é necessário que todas as pessoas da organização pratiquem qualidade. E qualidade só se pratica quando temos processos padronizados e documentados para ter indicadores da eficácia dos sistemas.
A padronização deve ser vista dentro das organizações como algo que trará benefício para todos: diretores, executantes, fornecedores e clientes. Estes benefícios podem ser:
Qualitativos, que permitem: utilizar adequadamente os recursos (equipamentos, materiais e pessoas) uniformizar a produção facilitar o treinamento das pessoas, melhorando seu nível técnico registrar o conhecimento tecnológico salvaguardar o know-how da organização e facilitar a contratação ou venda de tecnologia
Quantitativos, que permitem: reduzir o consumo de materiais reduzir o desperdício padronizar componentes padronizar equipamentos reduzir a variedade de produtos aumentar a produtividade melhorar a qualidade e controlar processos.