Administração Cientifica
1. A obra de Taylor
Nascido na Filadélia, Estados Unidos, Frederick Winslow Taylor fundador da Administração Científica. Iniciou sua carreira como operário, passando a capataz, contramestre até formar-se em engenheiro. Na época o sistema que vigorava era o pagamento por peça produzida, os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço por tarefa enquanto isso os empregados reduziam sua produção para compensar o pagamento, entretanto Taylor teve que adotar medidas que atendessem tanto os patrões quanto os empregados.
2. Primeiro período de Taylor
O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação de seu livro sobre técnicos de racionalização dos operários, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos. Taylor começou análise das tarefas de cada operário. Verificou que o operário médio e com o equipamento disponível produzia muito menos do que era potencialmente capaz. O operário mais produtivo percebe que obtém a mesma remuneração que o seu colega menos produtivo, acaba se acomodando, perdendo o interesse e não produzindo de acordo com sua capacidade. Daí a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais. Com isso Taylor diz que:
O objetivo da administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção.
Para realizar tal objetivo, a Administração deve estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações fabris.
Os empregados devem ser selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequadas para que as normas possam ser cumpridas.
Os empregados devem ser treinados para aperfeiçoar suas aptidões.
A Administração precisa criar uma atmosfera de íntima e cardial cooperação com os trabalhadores para garantira permanência desse ambiente psicológico.
3. Segundo período de Taylor
A racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral para tornar coerente a aplicação dos seus principais na