Ideologia Religiosa
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
LUANA POLOMANEI
FICHAMENTO: A ideologia religiosa
FLORIANÓPOLIS
2013
HOBSBAWN,E.J. A ideologia religiosa.In:___________.A Era das Revoluções 1789-1848. 31. ed.São Paulo:Paz e Terra,2013.p. 345-368. O autor Hobsbawn tem como objetivo nessa obra explicar a importância da Revolução Industrial Inglesa e da Revolução Francesa nas sociedades daquela época.O historiador, a partir dos desenvolvimentos históricos comentados na primeira parte do livro, nos relata na segunda parte da obra os seus resultados, dentre os quais, a relevância da ideologia religiosa no período.
Na Introdução do livro, Hobsbawn já alerta que a dupla revolução não foi somente responsável pela geração da nova sociedade burguesa, mas também pelo surgimento de forças dentre as quais está a ideologia religiosa.Dessa maneira, Hobsbawn desenvolve como essas forças,no caso, a da religião desmembraram-se nas sociedades após as revoluções. O texto é fluido e convidativo, como o próprio autor diz: “[...]seria pedante e desnecessário sobrecarregar o texto com o pesado aparato acadêmico que exigiria um público mais erudito”.
“O que os homens pensam a respeito do mundo é uma coisa, e outra muito distinta são os termos em que o fazem. [...]os termos em que todos os homens,exceto um punhado de pessoas emancipadas e instruídas, pensavam o mundo eram os termos da religião tradicional, e tanto isto é verdade que há países nos quais a palavra “cristão” é simplesmente sinônimo de “camponês” ou mesmo de “homem”. (p.346) O autor aponta que de todas as mudanças ideológicas, a religiosa é a mais profunda.
“O ateísmo declarado ainda era relativamente raro,mas entre os eruditos,escritores e cavalheiros que ditavam as modas intelectuais do final do século XVIII, o cristianismo franco era ainda mais raro.Se havia uma religião florescente entre a elite do final do século XVIII, esta