Administração Cientifica
Principal autor = Frederick Taylor Taylor começou como operário. Teve oportunidade de estudar e assumir funções de supervisão. Pode ser considerado o precursor dos primeiros estudos sistematizados na área da administração. Em suas pesquisas, se preocupou com os níveis operacionais (chão de fábrica). Teve como objetivo aumentar a produtividade através da racionalização do trabalho, utilizando o que ele chamou de método científico. Descobrir a melhor maneira de executar as tarefas, melhorar as condições de trabalho motivar os operários, facilitar a supervisão, utilizar as ferramentas adequadas e buscar a melhor disposição das máquinas são alguns resultados perseguidos pelo movimento Taylorista.
Escola de Adm. Científica = ênfase nas tarefas Premissas: estrutura formal, eficiência operacional, processos, sistema de autoridade, especialização (divisão racional do trabalho) e visão pessimista do homem (vadiagem sistemática).
Objetivo: aumentar a produtividade ( análise científica ( uma maneira melhor (the best way) ( prosperidade para empregador e empregados. Taylor ( disciplina, objetividade e racionalidade do engenheiro ( solução de problemas administrativos. Características da Administração Científica (Taylor):
Ciência em lugar do empirismo Harmonia em vez de discórdia Cooperação, não-individualismo Máxima produção e não restrição de produção Desenvolvimento de cada homem para a sua máxima eficiência e prosperidade
Princípios básicos da administração Científica (Taylor):
Desenvolvimento de um método científico para o trabalho dos operários; Estabelecimento de processo científico de seleção e treinamento do operário; Cooperação entre as gerências e os operários e divisão do trabalho dos operários em função da sua especialização.
Aspectos da administração científica de taylor (Bertram M. Gross):
Análise do trabalho (estudos