Administração cientifica
Nos Estados Unidos, entre o fim da Guerra Civil, no século XIX, e o começo do século XX, a indústria expandiu-se aceleradamente. Foi na época em que surgiram e cresceram empresas como Ford, General Motors, Goodyear, General Electric e Bell Telephone. Essa expansão estimulou o estudo sobre as formas de aumentar a eficiência dos processos de produção. A preocupação com a fabricação eficiente de produtos dos processos de produção. A preocupação eficiente de produtos já era muito antiga e acentuou-se durante revolução Industrial. As condições no inicio do século XX fizeram essa preocupação dar origem ao primeiro evento importante na história da administração contemporânea: o movimento da administração cientifica.
Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915), o fundador da Administração Cientifica, nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos. Veio de uma família Quaker de princípios rígidos e foi educado com forme mentalidade de disciplina, de vocação ao trabalho e poupança. Iniciou sua carreira como operário na Midvale Steel Co, passando a capataz, contramestre até chegar a engenheiro, quando se formou pelo Stevens Institute. Na época, vigorava o sistema de pagamento por peça ou por tarefa. Os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de ficar o preço da tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção para contrabalançar o pagamento por peça determinado pelos patrões. Isso levou Taylor a estudar o problema de produção para tentar uma solução que atendesse tanto aos padrões como aos empregadores, em essência, os princípios e as técnicas criados por Taylor, procuravam aumentar a eficiência dos trabalhadores por meio da racionalização do trabalho. As contribuições que Taylor deixou conta-se entre as mais importantes da historia das teorias e praticas da administração.
1.1.1 Primeiro período de Taylor
O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação de seu livro Shop Management (1903), sobre as técnicas de racionalização do