administrativo
[Conceitos Básicos] [Informacões Adicionais]
Responsáveis: Manoel Otelino Peixoto ; Prof. Luis Cesar Carpinetti;
Envie comentários ou sugestões para o(s) responsável(is) Conceitos Basicos
Fontes: OHFUJI, T.; MICHITERU, O; AKAO, Y;PEIXOTO, M.; PEIXOTO, M. & CARPINETTI, L.R.C. (1997 a); PEIXOTO, M. & CARPINETTI, L.R.C. (1997 b); PEIXOTO & CARPINETTI (1998) (Vide Informações Adicionais)
Descrição Geral
O QFD é uma técnica que pode ser empregada durante todo o processo de desenvolvimento de produto e que tem por objetivo auxiliar o time de desenvolvimento a incorporar no projeto as reais necessidades dos clientes. Por meio de um conjunto de matrizes parte-se dos requisitos expostos pelos clientes e realiza-se um processo de “desdobramento” transformando-os em especificações técnicas do produto. As matrizes servem de apoio para o grupo orientando o trabalho, registrando as discussões, permitindo a avaliação e priorização de requisitos e características e, ao final, será uma importante fonte de informações para a excecução de todo o projeto.
Neste trabalho com as matrizes realiza-se algumas operações básicas de extração, relação e conversão, onde: a extração é o processo de criar uma tabela a partir de outra, ou seja, de utilizar os elementos de uma tabela como referência para se obter os elementos de outra tabela. a relação é o processo de identificar a intensidade do relacionamento entre os dados das duas tabelas que compõem a matriz. a conversão é o processo de quantificar a importância relativa dos dados de uma tabela em função da intensidade da relação destes com os dados da outra tabela. Nesse processo é também considerada a importância relativa dos dados que compõem a tabela que será convertida.
A força do QFD está em tornar explícitas as relações entre necessidades dos clientes, características do produto e parâmetros do processo produtivo, permitindo a harmonização e priorização das várias decisões