Relações Públicas
A comunicação está presente em todos os processos organizacionais, pois as organizações “comunicam-se” constantemente. A comunicação não é apenas um simples sistema de troca de informações, mas pode ser utilizada para reforçar e preservar a identidade organizacional e também impulsionar a organização para alcançar metas, objetivos e transformações desejadas.
Comunicação para Bateman e Snell (1993, p. 402) "é a transmissão de informação e significado de uma parte para outra através da utilização de símbolos partilhados” Para que exista comunicação é necessário que se tenha um entendimento do que se quer transmitir, no caso das empresas as comunicações muitas vezes, não têm o intuito de apenas comunicar, mas de persuadir e sensibilizar o receptor a tomar ou ter determinada atitude ou reação. A comunicação é fundamental nos processos de entradas (inputs) que compreendem todos os elementos incorporados à organização para viabilizar suas operações, transformações (troughtputs) que indicam como esses elementos são trabalhados internamente pela organização e saídas (outputs) que são os resultados obtidos dos processos anteriores.
Vale dizer que as pessoas estão nos inputs (entradas) e quaisquer problemas com os inputs ou throughputs (transformações) acabam influenciando um ou mais elementos dos outputs (saídas).
A administração
Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões. É também a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.
Os princípios para administrar algo são planejar, organizar, dirigir e controlar,sendo que as principais funções administrativas são:
- fixar objetivos;
-analisar,conhecer os problemas;
- solucionar os