O comércio eletrônico para o empreendedor digital
COMÉRCIO ELETRÔNICO
SANTOS
2012
TEMA:
O Comércio Eletrônico para o Empreendedor Digital
PROBLEMA:
Vale a pena entrar no mercado virtual?
OBJETIVO GERAL:
Pesquisar o comportamento do consumidor para avaliar a viabilidade de entrar no Mercado virtual. Conceituar, compreender e adquirir conhecimento de comércio eletrônico no Brasil
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Diante da afirmação anterior, tenho que:
1. Pesquisar o consumidor;
2. Conceituar o comércio eletrônico;
3. Identificar as ferramentas de apoio e as principais barreiras para o comércio digital;
4. Identificar sua melhor aplicabilidade.
PESQUISA DE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Pesquisa do tipo fechada, com perguntas e respostas definidas;
Não probabilistica;
Pesquisa Realizada entre os dias 15/10/2012 e 31/10/2012;
Respondido por consumidores localizados na Baixada Santista;
Total de 115 respostas adquiridas
A maioria das pessoas que responderam a nossa pesquisa são do sexo feminino, com idade entre 21 e 30 anos. Apenas 10% das pessoas entrevistadas nunca compraram nada pela internet.
18% das pessoas entrevistadas já sofreram danos com compras virtuais. A maioria das pessoas ainda prefere comprar em lojas físicas, mas o número de pessoas que preferem lojas virtuais vem crescendo.
A maioria das pessoas que compram pela internet ressaltam que o preço vem em primeiro lugar no quesito compras virtuais (50%), logo em seguida, temos o conforto (22%), a Variedade (17%) e a economia de tempo (8%).
73% das pessoas optariam por abrir uma loja virtual ao iniciar um negócio.
Em uma escala de 1 a 5, do inseguro ao seguro, a maioria das pessoas consideram o nível 4 como a classificação de confiabilidade da compra pela internet.
58% das pessoas entrevistadas já utilizou sites de compras coletivas.
Grande parte das pessoas entrevistadas, tem