Administrativo geral
Objetivo da aula: Conceituar a Administração e apresentar a função gerencial de planejamento e estratégias nas empresas.
Globalização
Mudanças tecnológicas Diversidade cultural Mudanças nas expectativas da sociedade Espírito empreendedor Produtos de acordo com o cliente
aquelas que fazem acontecer; aquelas que acham que fazem acontecer; aquelas que observam o acontecer; aquelas que se surpreendem quando as coisas acontecem; e
aquelas que não sabem o que aconteceu.
Podemos definir Administração como um processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar os objetivos de uma organização, de modo eficiente e eficaz.
Administração é a cooperação das pessoas com racionalidade para atingir um objetivo comum.
Administrar é criar mecanismos para gerenciar uma organização (pessoas, investimentos e etc), de modo a
conquistar o objetivo estabelecido em um planejamento com o custo planejado e em consonância com as necessidades do mercado ou do cliente.
1) A busca pela satisfação dos consumidores em relação aos produtos ou serviços que são oferecidos; 2) A lucratividade decorrente da comercialização de produtos ou mesmo do oferecimento dos serviços prestados; 3) Uma remuneração justa e adequada para todos que realizaram as tarefas, sejam funcionários, etc.
Eficiência: Fazer certo a coisa (ênfase no meio); Eficácia: Fazer a coisa certa (ênfase no fim) Eficiência significa fazer um trabalho correto, sem erros e de boa qualidade. Eficácia é fazer um trabalho que atinja totalmente o resultado esperado.
Planejar: Prever um cenário futuro e elaborar um plano de ação para que seja encontrado;
Organizar: ou seja, dispor de recursos físicos e materiais de trabalho, para obtenção do melhor resultado possível com a ótima utilização dos recursos disponíveis; desenvolver um meio de estruturar a execução do plano traçado na função anterior.
Dirigir: criar um ambiente