administrativo empresarial
DIAGRAMA DE ISHIKAWA
É uma das 7 ferramentas da qualidade, conhecida como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama de Espinha de Peixe. É utilizada para o gerenciamento e Controle da Qualidade em diversos processos. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes. Ishikawa desenvolveu a ferramenta através de uma idéia básica: Fazer as pessoas pensarem sobre causas e razões possíveis que fazem com que um problema ocorra. As causas dos problemas podem ser classificadas em 6 tipos diferentes que afetam os processos (Método, Máquina, Medida, Meio Ambiente, Mão-de-Obra, Material).
Para montar o diagrama, faz parte do procedimento reunir as pessoas em tempo real para realizar um brainstorming (tempestade de idéias) de forma a levantar as causas raízes que originam um problema.
Medição: Fiscalização de horários sem precisão exata, realizada incorretamente; ausência de um acompanhamento adequado dos transportes públicos, omitindo as variações de resultados que poderiam ser mostrados e melhorados.
Mão de Obra: Poucos funcionários na região; motoristas e trocadores com treinamento adequado; pessoas sem experiência;
Método: Uso da mesma via principal para todos; padrões inadequados; tempo de viagem executada lentamente para o percurso; ultrapassa limite de passageiros permitidos (tanto sentados quanto em pé );
Meio ambiente: Poucas vias de acesso; Via principal estreita para o fluxo; sem espaço adequado para transporte público;
Máquinas: Ônibus padrão antigo; sem sistema tecnológico avançado de portas, ventilação e medição.
Matéria Prima: Única empresa de ônibus realizando percurso; quantitativo pequeno de ônibus circulando; atraso de horários de saída da maioria dos ônibus; sistema de cobrança arcaico (bilhetes com anotações para cada passageiro).
PROBLEMA: Engarrafamento prolongado da via principal nos horários de “rush” entre Rio das Ostras\Macaé.