Processo administrativo: planejamento da ação empresarial
Processo Administrativo: Planejamento da ação empresarial.
O Planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo.
É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempo, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados das empresas, isto é, no nível institucional. É um processo contínuo de totégica e não mais um plano feito e refeito a cada ano que passa no fundo, o planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações, álias, o planejamento envolve várias formas de lidar com a mudança e com a incerteza que ela traz consigo.
O planejamento pode levar a um ponto em que decisões importantes são adiadas ou simplesmente não são tomadas por algum estupor.
De acordo com CHIAVENATO (2007) são 7 etapas do planejamento estratégico: 1. Determinação dos objetivos 2. Análise ambiental externa. 3. Análise organizacional interna. 4. Formulação de alternativas 5. Elaboração de planejamento 6. Implementação e execução 7. Avaliação dos resultados
Planejamento.
1.Planejar é o primeiro passo do Processo de Administrar, é pensar antes de agir ou preparar as maneiras mais adequadas para a ação. Dessa forma objetiva-se o melhor caminho para se atingir os resultados esperados.
Stoner (1999, p.5) diz que: "Planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano ou lógica, e não em palpites. São os planos que dão à organização seus objetivos e que definem o melhor procedimento para alcançá-los."
De forma semelhante, Chiavenato (2000, p.195) diz que: "O Planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O Planejamento é a função