F-22 caça
Escopo do Produto
O F/A-22 é o primeiro caça para combates aéreos projetado para ser invisível à longa distância - e letal nas curtas. Pode também acertar em alvos com extrema precisão. É um projeto que confere incomparável poder de manobra no ar.
Os F/A-22 foram originalmente projetados para substituir o F-15 Eagle. Graças à versatilidade do Eagle, dos custos crescentes do desenvolvimento do F/A-22 e da mudança do cenário mundial, o Raptor agora suplementa o F-15 em vez de substituí-lo. Quando o programa do F/A-22 começou, no inicio dos anos 80, a Força Aérea queria um caça para contrabalancear a ameaça da União Soviética. Com o final da Guerra Fria, a superioridade em combates aéreos passou a não ser tão importante: os planejadores do Pentágono esperam que os conflitos futuros sejam travados contra inimigos dotados de nenhuma ou de pequena força aérea.
As especificações resumo do F – 22 são: função primária: caça, supremacia aérea; envergadura: 13,5 m; comprimento: 18,9 m; altura: 5 m; potência: dois motores Pratt and Whitney F119-PW-100, capazes de cruzeiro longo e de empuxos direcionais; velocidade: mach 1.8 (em cruzeiro longo: mach 1.5).
Funcionamento do Produto
Os primeiros caças a jato surgiram no final da Segunda Guerra Mundial. Equipados com metralhadoras e enfrentando combates, eles provaram que vieram para ficar. Durante a Guerra da Coréia, mais caças armados entraram em ação, inclusive os primeiros supersônicos para combates aéreos e os primeiros a serem equipados apenas com mísseis.
A aeronave de combate moderna é praticamente um computador voador, que combina características tecnológicas e de camuflagem para se tornar invisível perante o radar inimigo e desferir ataques sem aviso prévio. A sigla "F/A" designa o Raptor como aeronave "combatente" ("fighter") e "atacante" ("attack"). Como veremos, o F/A-22 incorpora os últimos avanços de vôo camuflado, além de uma espantosa miríade de armas e de tecnologias para obter