Processo administrativo: planejamento da ação empresarial
O planejamento está relacionado com o futuro. E os objetivos organizacionais constituem a mola mestra da administração. As organizações procuram alcançar simultaneamente vários e diferentes objetivos e precisam estabelecer graus de importância e prioridade para evitar possíveis conflitos e criar condições de sinergia entre eles.
Sem planos, os administradores deixam de saber como devem organizar pessoas e recursos, podendo, até mesmo, não ter uma idéia clara sobre o que precisam organizar.
O planejamento poderia facilmente ser visto como a função inicial do processo administrativo. Mas nem mesmo essa afirmação consegue capturar a magnitude da importância do planejamento para a administração. Talvez seja melhor pensar no planejamento como a locomotiva que puxa o trem das ações de organizar, liderar e controlar.
PLANEJAMENTO
O planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações ou seja, é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, analisar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo que o planejamento se destina.
O planejamento envolve várias formas de lidar com as mudanças e com a incerteza que traz consigo, ele pode levar a um ponto em que as decisões importantes podem ser aliadas ou simplesmente não são tomadas por uma atitude chamada de paralisia pela análise ou os administradores podem ser levadas a preocupação, tomando decisões inadequadas ao futuro da organização esta atitude é chamada extinção pelo instinto. Se o administrador mudar adequadamente, ele poderá também progredir e crescer, basicamente, em determinar os objetivo e alcançar, as ações a serem realizadas compatibilizando-as com os meios disponíveis para a sua execução.
Podemos dizer também que planejamento é uma necessidade do ensino, sem ele não é possível um bom desempenho de tarefa, não se pode ensinar sem