Estudar na espanha
Nada melhor do que vir estudar aqui.
Eu vim para Espanha para cursar um Mestrado. Depois de muitas horas e dias em frente ao computador buscando informações de cursos, Universidades e bolsas de estudo, encontrei algumas coisas que me interessavam. Eu trabalhava no Brasil com produção de vídeo e dentro desse campo não é lá muito fácil encontrar cursos de mestrado ou doutorado. Mas na Espanha foi bem mais fácil de encontrar do que no Brasil.
Comecei a buscar cursos cerca de dez meses de antes de começarem as aulas. E isso já foi muito tarde. O ideal é começar a procurar um ano e meio antes. Encontrei cursos de Mestrado em três das melhores Universidades com boa fama em comunicação e que ficam em Madrid. Me inscrevi nas três. Organizei as coisas todas no Brasil, arrumei as malas e vim pra Madrid. Em setembro de 2009 fiz prova e entrevista nas três. As três Universidades me aceitaram.
Entre a Universidade de Nebrija, a Universidade Carlos III de Madrid e a Universidade San Pablo CEU eu escolhi esta última, pois era no centro de Madrid (as outras ficavam a cerca de uma hora e meia de metro e trem) e cursaria dois Mestrados juntos.
Então em outubro de 2009 começaram as aulas no Mestrado em Artes de la Comunicación Audiovisual e o Mestrado em Producción en Televisón y Cine.
Na Espanha há diversos programas para estudantes estrangeiros e todas as Universidades possuem centros de atendimento específicos para estudantes de outros países.
- Programas de Intercâmbio
O mais conhecido de longe é o Erasmus Mundus. Oficialmente ele atende apenas estudantes da União Européia, mas muitas Universidades brasileiras possuem acordos com Universidade Espanholas e acabam dentro desse programa.
O Rotary Club também tem alguns programas de estudos no exterior.
- Bolsas de Estudo
Quando procurava bolsas de estudo e bons cursos a Fundación Carolina era uma das minhas opções para bolsas de estudo. As bolsas MAEC também são outra excelente opção. E