Sociedades Coliniais Americanas
Fichamento
Capítulo 6
As Sociedades Coloniais Americanas
Ana Clara Gomes Santiago
2º E.M.
Manaus-AM
24270240236CARSODO, OldimarCARSODO, Oldimar24270-32896Leituras da História: Ensino Médio 2 (pg 76 – 79)
Leituras da História: Ensino Médio 2 (pg 76 – 79)
24270213459“O primeiro engenho começou a funcionar em 1532, em São Vicente, no litoral sul do atual estado de São Paulo. Meio século depois já existiam cerca de 50 engenhos de açúcar ao longo da costa”. (Pg 78)
Os portugueses se dedicavam exclusivamente ao cultivo da cana-de-açúcar devido ser uma mercadoria de alto valor na Europa.
“A grande quantidade de terras ajudou na formação de imensas fazendas produtoras de cana. Para recuperar os custos com a criação das plantações e dos engenhos era necessária uma produção em larga escala”. (Pg 78)
Existiam inúmeras fazendas de açúcar na época, eram tão grandes que era necessária uma grande quantidade de trabalhadores (escravos e lavradores) para dar conta do trabalho.
“Os colonos portugueses utilizavam inicialmente o trabalho indígena na produção de açúcar. Os nativos já eram usados na extração do pau-brasil e os colonizadores julgavam que poderiam continuar a utilizá-los no trabalho agrícola”. (Pg 79)
Os indígenas utilizados como escravos eram apenas os capturados nas Guerras Justas. Porém a escravidão de negros era o fim mais lucrativo para os senhores de engenho, tornando-se o a maioria da população.
0“O primeiro engenho começou a funcionar em 1532, em São Vicente, no litoral sul do atual estado de São Paulo. Meio século depois já existiam cerca de 50 engenhos de açúcar ao longo da costa”. (Pg 78)
Os portugueses se dedicavam exclusivamente ao cultivo da cana-de-açúcar devido ser uma mercadoria de alto valor na Europa.
“A grande quantidade de terras ajudou na formação de imensas fazendas produtoras de cana. Para recuperar os custos com a criação das plantações e dos engenhos era necessária uma produção em