Administrador no mercado de Trabalho
Ana Lídia Dias.
Camila do Nascimento.
Christian Batista de Souza.
Gabriela Goulart Buzzi.
Mariana de Souza.
Resumo: O administrador está diante de um mercado marcado pela competitividade, por isso no campo das Ciências Humanas, Administração é o curso mais almejado. Este artigo tem como objetivo analisar a causa de administradores não exercerem suas funções no nível Estratégico das organizações. Para tanto levou-se em consideração a metodologia de pesquisa feita pelos autores, em que questionou-se alguns pontos estratégicos para obter uma resposta satisfatória. Observou-se que, em sua maioria, administradores formados não exercem efetivamente sua profissão em cargo estratégico dentro de empresas. Entende-se que deve haver uma valoração do administrador tanto do mercado quanto do Conselho Regional de Administração (CRA), para melhor atuação deste.
Palavras Chaves: Competitividade; Administrador; Profissão; Estratégico.
1. INTRODUÇÃO
Em um mundo globalizado, onde as transformações são constantes, ter formação superior não mais é um privilégio, mas uma necessidade, por isso o objetivo de quem tem o sonho de administrar, é ter ação, e por em prática as habilidades e experiências aprendidas. O número de administradores vem crescendo continuamente, em 17 anos o percentual de administradores teve um crescimento de 67%, conforme aponta a Pesquisa Perfil 2011, realizada pelo Conselho Federal de Administração juntamente com os Conselhos Regionais. Muitos buscam esta carreira pelo fato de administração abranger amplamente os setores das empresas, pela grande conquista de mercado e dos negócios, pela possibilidade de empreender e até mesmo por vocação, domínio e conhecimento desta área.
O conhecimento se produz em mentes que trabalham. Conhecimento é uma mistura fluida de experiência condensada, valores, informação contextual e insight