Mercado de trabalho administrador
Atualmente o campo de atuação do Administrador é bastante amplo, pode parecer uma controvérsia, pois a economia mundial e principalmente na tão conhecida Europa ela não está muito saudável. Mas, felizmente no Brasil a economia tem sustentado bem a pressão da crise externa, não influenciando muito em nosso mercado de trabalho interno.
Um fator relevante para a boa oferta de empregos na área de administração é o número de cargos administrativos dentro das organizações, pois ocupam grande porcentagem dos postos de trabalho. Além disso, a utilidade de um administrador é tão ampla que envolve os três setores da economia (primário, secundário e terciário). No nosso país o mercado de trabalho para o administrador está bastante aquecido, com o crescimento das grandes, médias e porque não dizer também das pequenas empresas, que se expandem cada vez mais para outras regiões do país e para o interior dos Estados. Uma das grandes crescentes na área de administração é o Agronegócio na região do centro e centro-oeste do Brasil e que há muitos anos se destaca muito na produção agrícola, principalmente na produção de grãos com a soja e o milho. De quebra, o Brasil também é um dos maiores produtores de carne bovina a avícola do mundo, em conseqüências a estes fenômenos da economia do país vem à grande demanda de profissionais para administrar toda essa máquina. Cada vez mais as pequenas e médias empresas respondem por um percentual maior das vagas de trabalho. Hoje cerca de 99% das empresas são consideradas micro ou pequenas, e são responsáveis por 60% do total das vagas, com isso há uma demanda interessante neste setor com a profissionalização da gestão desses negócios, afinal essas empresas estão se expandindo, em contrapartida, as multinacionais enxugam mais e mais seu quadro de funcionários.
Em resumo, o administrador tem que ter em mente que ele é um criador de oportunidades, e o idealizador dos projetos , ou seja, é