estanho
Como todos os metais, é maleável; porém, pouco dúctil – é difícil ser disposto em forma de tubos maciços. Sua massa atômica ponderada vale 118,7u, e número atômico igual a 50 ( elétrons e prótons ). Possui estados de oxidação +2 a +4 como o mais comuns,é bom condutor de eletricidade e de calor. Um fato interessante deste metal é que a uma temperatura de 3,72k (-269,43º c ) se transforma num super condutor.
O Estanho é bastante resistente a meios corrosivos naturais como, (ar ambiente ou a água do mar ), mas pode ser atacado quando exposto a ácidos fortes, sais não- metálicos .
É o melhor dos metais para ser fundido, pois sua temperatura de fusão é relativamente baixa em comparação a os outros: 232º C. E a aparência esbranquiçada brilhante só é obtida quando o Estanho está a uma temperatura maior que 13ºC.
OCORRÊNCIA E ABUNDÂNCIA
O Estanho é produzido por 35 Países a o redor do mundo em mis de 200.000 toneladas por ano, mas é relativamente escasso: Sua concentração na crosta terrestre é de 2ppm.
Os maiores produtores são a Malásia, Indonésia e Tailândia (os dois últimos correspondem a mais de um terço da produção mundial). Entretanto, a China, Nigéria, república do Congo e Bolívia, (maior produção da America do Sul) também se destacam.
O Estanho obtido é, em quase sua totalidade, originária do minério cassiterita (SnO2) através da redução por carbono, segundo a equação:
SnO2 +2C->2CO+Sn Estanho:
Para que o monóxido de carbono produzido seja eliminado, pode-se oxidá-lo, a dióxido de carbono, (menos nocivo ao meio ambiente e aos seres humanos).