Estanho
O Estanho, metal conhecido desde os primórdios das civilizações, é um elemento químico (antes, um semimetal) da família 4A, mesma do Carbono. É sólido, muito resistente à corrosão, inerte ao oxigênio em condições ambiente e apresenta coloração branco-metálica com brilho característico. Seu símbolo químico é Sn.
Como todos os metais, é maleável; porém, pouco dúctil – é difícil ser disposto em forma de tubos maciços. Sua massa atômica ponderada vale 118,7u, e número atômico igual a 50 (elétrons e prótons). Possui estados de oxidação +2 e +4 como os mais comuns, é bom condutor de eletricidade e de calor – um fato interessante deste metal é que a umatemperatura de 3,72K (-269,43°C) se transforma num supercondutor.
O Estanho é bastante resistente a meios corrosivos naturais (como o ar ambiente ou a água do mar), mas pode ser atacado quando exposto a ácidos fortes, sais não-metálicos (sais ácidos) e bases fortes.
É o melhor dos metais para ser fundido, pois sua temperatura de fusão é relativamente baixa em comparação aos outros: 232°C. E, a aparência esbranquiçada brilhante só é obtida quando o Estanho está a uma temperatura maior que 13ºc
O que é estanho?
O termo estanho significa ao mesmo tempo metálico puro e os produtos feitos da liga deste metal. O metal puro é macio demais para ser usado sozinho, devendo, sempre ser usado juntamente com outros metais. Antigamente, o chumbo era o mais usado para isso, embora o cobre, o antimônio e até o bismuto também possam ser encontrados em peças antigas.
Atualmente é de nosso saber que o chumbo é perigoso nos utensílios usados para alimentos, não sendo portanto, empregado pelos fabricantes mais responsáveis. A nossa liga é composta por 95% de estanho, 5% de antimônio e cobre. Tanto para uso como para adorno, as peças são totalmente isentas de chumbo.
Em relação a cor, o estanho em seu estado original, é semelhante à prata. A origem da crença, muito difundida, porém errônea, de que os cinzentos escuro é a