Estanho
Curso de Graduação em Engenharia Civil
NOMES:
ESTUDOS SOBRE AS LIGAS METÁLICAS
LIGA DE ESTANHO
DISCIPLINA: QUIMICA PARA ENGENHARIA
2014
Introdução
O conteúdo a seguir busca trazer informações sobre um importante material metálico, o estanho. Um breve resumo deste nos diz que ele é um elemento químico metálico, de símbolo Sn, prateado, maleável e sólido nas condições ambientes. É usado para produzir diversas ligas metálicas utilizadas para recobrir outros metais protegendo-os da corrosão. Ligas de estanho já eram conhecidas antes do ano 3000 A.C, mas não se sabe quando o metal foi isolado pela primeira vez. Em posse destas informações, iremos procurar saber um pouco mais sobre sua microestrutura, características, processamento e suas diversas aplicações.
Definição:
O estanho é um elemento químico de símbolo Sn, número atômico 50 (50 prótons e 50 elétrons) e com massa atômica de 118,7. Está situado no grupo 14 ou IVA da classificação periódica dos elementos. É um metal prateado, maleável que é sólido nas condições ambientais. Não se oxida facilmente com o ar e é resistente a corrosão.
É usado para produzir diversas ligas metálicas utilizadas para recobrir outros metais para protegê-los da corrosão. O estanho é obtido principalmente do mineral cassiterita onde se apresenta como um óxido. É um dos metais mais antigos conhecido, e foi usado como um dos componentes do bronze desde a antiguidade. Aproximadamente 35 países no mundo mineram o estanho. Quase todo continente apresenta uma mina importante deste metal. O estanho é produzido pela redução do minério com carvão em alto forno e depois refinado em fornos revérboro:
SnO2 + 2 C ⇒ Sn + 2 CO
O estanho é um metal abundante e de custo acessível. Suas características tornam-no bastante importante no emprego para a engenharia, seja para galvanização de outros metais como o aço (tornando-os resistentes à corrosão), seja na