Cauda Longa: Porque o futuro dos negócios é vender menos de mais
Porque o Futuro dos Negócios é vender Menos de Mais
Eduarda Oliveira
5º SI
RESUMO
A Teoria da Cauda Longa descreve um fenômeno popularizado sobretudo com o advento da
Internet, onde empresas que atuam de forma online têm seu faturamento fortemente apoiado na venda de inúmeros produtos de nicho, e não apenas na alta venda de poucos produtos hits.
Neste novo conceito de negócio, saber aproveitar a abundância de oferta permitida pela rede foi a chave do sucesso de inúmeras grandes empresas da atualidade.
INTRODUÇÃO
Até alguns anos atrás, o Princípio de Pareto, ou regra do 80/20, era o modelo mais aplicado à finanças, descrevendo que, em um negócio, 80% de seu faturamento é baseado na venda de apenas 20% dos produtos disponíveis.
Este princípio se aplica, de fato, a maioria dos negócios físicos, que devem lidar com a limitação de espaço e estoque. Exemplificando com uma livraria, sabemos que este é um estabelecimento com um determinado - e limitado - números de prateleiras. Assim, é mais lucrativo ocupa-las com poucos produtos que apresentam alto volume de venda, do que com uma grande variedade de produtos que, apenas eventualmente, são comprados por consumidores de nicho - tomando, enquanto isso, o espaço de produtos de saída e venda constante.
Porém a internet transformou sites, e até mesmo blogs, em negócios sem limitação de espaço físico, permitindo uma total mudança no modelo de venda adotado por comerciantes.
E foi através dessa citada mudança que Chris Anderson, editor chefe da revista Wired, explorou e popularizou a Teoria da Cauda Longa em um artigo da publicação, transformado posteriormente em um livro, The Long Tail - Why the Future of Business is Selling Less of
More (A Cauda Longa - Porque o Futuro dos Negócios é vender Menos de Mais).
A TEORIA
Seguindo o exemplo de uma livraria, citado anteriormente, podemos dizer que na Internet existe uma prateleira infinita. Assim, mesmo livros vendidos em menor quantidade,