Resenha
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Almenara _______________________________________________________________
Literatura/Português
Resenha
BANDEIRA, Manuel. ESTRELA DA VIDA INTEIRA. 4ª edição. Volume nº 85. Rio de Janeiro. Livraria José Olympio Editora. Coleção Aragana, 1973, 32 páginas.
Resenhado por: Lucila Machado Otoni
O modernismo brasileiro foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX. O movimento no Brasil foi desencadeado a partir da assimilação de tendências culturais e artísticas lançadas pelas vanguardas europeias, mas colocando como enfoque elementos da cultura brasileira. Considera-se a Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo, em 1922, como ponto de partida do modernismo no Brasil.
Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho foi um poeta, crítico literário e de arte, professor de literatura e tradutor brasileiro. Considera-se que Bandeira faça parte da geração de 22 da literatura moderna brasileira, sendo seu poema Os Sapos o abre-alas da Semana de Arte Moderna de 1922. Suas obras se destacam pela crítica e pela introdução dos versos livres na poesia brasileira, é o precursor de nossa lírica modernista.
A obra Estrela da vida inteira é a reunião das poesias completas de Manuel Bandeira. Com seu estilo lírico e ao mesmo tempo despojado certamente continuará atraindo milhares de gerações. Neste livro se encontram poemas que povoam o imaginário brasileiro e que são essenciais para a formação de qualquer leitor.
Com a leitura da obra Estrela da Vida Inteira de Manuel Bandeira, fiz algumas analises e considerações sobre alguns dos seus textos.
Nesse texto percebe-se um jogo de descobertas e frustrações, conquistas e fracassos, o reconhecimento e a perda do outro. Experiências vividas de um passado que