administracao cientifica
Organizando a Empresa
A teoria clássica da Administração foi idealizada pelo engenheiro francês Henry Fayol em 1916,nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, formou-se em engenharia de minas e entrou em uma empresa de metalúrgica no qual fez sua carreira, a empresa encontrava-se a beira da falência, em decorrência ao seu trabalho levou a empresa a obter novos resultados.
Está teoria caracteriza – se pela forma de estrutura organizacional como departamento e pessoas, desce cedo Fayol estudou como organizar o quadro de pessoal buscando definir responsabilidades em todos os níveis da organização. O foco da teoria de Fayol está aumentar a eficiência da empresa através de seus princípios gerais da administração em base científica, direcionou seu trabalho para a empresa como um todo e tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo (da gerência para a produção).
Sua principal contribuição ao pensamento administrativo foi mostrar como um processo administrativo pode ser separado em áreas de responsabilidade ou funções.
Para Fayol toda empresa desempenha seis funções basicas:
Segundo Idalberto Chiavenato, Fayol procurou dividir qualquer empresa em seis funções básicas:
Funções tecnicas: relacionada a produção de bens e serviços da empresa.
Funções Comerciais: relacionada com a compra, venda de produtos.
Funções Financeiras: relacionada com os lucros da empresa.
Funções de segurança: relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas.
Funções Contábeis: revela a situação económica da empresa, realizando balanços, custos e estatísticas
Funções Administrativas: relacionadas com a integração das outras cinco funções.
Funções Administrativas
Fayol foi um dos primeiros a definir as principais atividades da empresa como