Administra
ADMINISTRAÇÃO DE DISPONÍVEL APLICAÇÃO PRÁTICA DO MODELO DE OTIMIZAÇÃO DE MILLER - ORR
Almir Ferreira de Sousa(*) Gilberto Abrantes Filho(**)
RESUMO O presente trabalho consiste na análise e no estudo de aplicação prática do modelo de Miller-Orr, para determinação de saldos transacionais apropriados de caixa, objetivando identificar os efeitos da incorporação de empresas na administração de disponível. O interesse do estudo reside na inserção de um dos aspectos da Administração de Capital de Giro em um campo que também tem recebido muita atenção por parte de analistas, acadêmicos e empreendedores - o estudo de fusões e aquisições de empresas. Tais eventos provocam significativa alteração nos padrões gerenciais das empresas envolvidas, cujos reflexos devem ser considerados no processo de avaliação de viabilidade.
(*)
(**)
Professor, doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. E-mail: abrolhos@usp.br. Graduado e Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. E-mail: gabrant@usp.br.
INTRODUÇÃO
Sabe-se em finanças que a manutenção de caixa pela empresa é uma das formas de proteção contra a virtual inadimplência devido à ocorrência de fluxos de caixa líquidos negativos, num volume não previsto. Porém, é conhecido também que valores mantidos em caixa não proporcionam nenhum retorno, o que eqüivale a dizer que, no mínimo, provocam perda referente aos custos de oportunidade. Os investimentos de liquidez imediata, além de satisfazerem as condições de hedge contra déficits momentâneos, proporcionam algum rendimento, tornando-se a opção mais freqüente das empresas para administração do disponível. Em condições normais, tal rendimento é inferior ao obtido através das atividades operacionais da empresa, ou seja, é um ativo cujo retorno é geralmente inferior aos demais,