Administra O
O agrupamento das atividades está voltada de acordo com o tipo de cliente a que o trabalho está sendo destinado.
A base para este tipo de departamento é a caracterização dos perfis dos clientes. Como ponto interessante a ser levantando está o interesse assíduo no consumidor final. O critério de agrupamento gira envolta ao perfil do freguês e seu interesse pelo produto ou serviço da organização.
A departamentalização por cliente divide as unidades organizacionais para que cada uma delas possa servir diferentes clientes; quando clientes requerem diferentes métodos e características de vendas, e de produtos às vezes, diferentes serviços organizacionais, a estrutura centrada no cliente é a mais indicada.
A vantagem nesta tipologia é a ênfase dada no cliente e adaptar a organização as necessidades, anseios e características dos clientes. Para tanta ênfase em satisfazer os imperativos do consumidor, a organização por outro lado pode preocupar-se menos com os outros setores e objetivos.
Departamentalização por fases do processo (processamento)
Engloba as funções de acordo com as etapas do processo produtivo, ou a sequência do arranjo de equipamentos do operacional. Vistos em ambiente industrial, classifica os órgão da empresa no alicerce ao processo de produção dos bens ou serviços.
Procura extrair o máximo das vantagens nos recursos tecnológicos e equipamentos empregados. Logo que a tecnologia é o foco e o ponto de referencia para o agrupamento de unidades e posições.
Mas, quando esta passa a ser utilizada com intenso desenvolvimento e mudanças, que alteram o processo produtivo, a departamentalização por processo peca na absoluta falta de flexibilidade e de adaptação.
Departamentalização por Projetos
Algumas literaturas costumam denominá-la de departamentalização matricial; Como a nomenclatura sugere, o agrupamento das atividades está direcionado para a concretização dos projetos impostos desenvolvidos pela empresa. A