Administra O De Recursos Humanos
Ao longo da sua história, o ser humano sempre se associou com seus semelhantes para, em grupo, fazer coisas que sozinho jamais seria capaz. Assim, surgiram as organizações sociais ao longo de toda a história da humanidade. Nascemos dentro de organizações e vivemos quase todo o nosso tempo dentro delas e nelas morremos.
As Empresas e seus recursos
As empresas são organizações sociais que utilizam recursos para atingir objetivos. Existem as organizações que o objetivo final é o lucro, e existe as organizações cujo objetivo final é o serviço. O lucro, é o excedente entre a receita obtida e a despesa efetuada nas operações da organização, sendo ele o a remuneração do empreendedor. Toda empresa existe para produzir algo: produtos ou serviços. Quando a empresa coloca seus produtos ou serviços no mercado, surge a comercialização.
Recursos são os meios de que as empresas dispõem para poder produzir. Quanto mais recursos, melhores serão os resultados e o seu funcionamento. A administração procura a máxima lucratividade dos recursos necessários para atingir os objetivos. Os recursos empresariais mais importantes são: os recursos materiais (Físicos), os recursos financeiros (Capitais) e os recursos humanos (Pessoas).
Para os economistas, os recursos são como fatores de produção. Para eles, a lucratividade só ocorre quando três principais fatores estão presentes: Natureza (Proporcionadores de matéria prima), Capital (Meios de Financiamento) e Trabalho (Mão de Obra). Paralelamente à esses recursos, dois outros recursos interagem com os recursos básicos: Os recursos Mercadológicos (Recursos comerciais para a inclusão de produtos no mercado), e os Recursos Administrativos (Recursos gerenciais das atividades). Todos os recursos empresariais são importantes, mas o Recurso Humano, é o único que proporciona conhecimento, inteligência e competência nas decisões tomadas dentro da organização.
Conceito de Administração de Recursos Humanos
Durante muito