Administra o de materiais e logistica
MATERIAIS E LOGÍSTICA
A administração de materiais é o conjunto de operações associadas ao fluxo de materiais e informações, desde a fonte de matériaprima até a entrada na empresa. Sua função básica é disponibilizar insumos para que ocorra a produção através de suprimentos, transportes, armazenagem, planejamento e controle de estoques.
A Logística é tudo que envolve o deslocamento de algo de uma ponta à outra. Sendo que pode ser tanto um produto, quanto um serviço.
Com isso, ela acaba envolvendo transportes e armazenamento.
Segundo Alt & Martins (2000), a logística é responsável pelo planejamento, operação e controle de todo o fluxo de mercadorias e informação, desde a fonte fornecedora até o consumidor.
Materiais são produtos que podem ser armazenados ou que serão consumidos imediatamente após a sua chegada. A guarda e conservação desses materiais, além de sua distribuição para os requerentes demandam as atividades de planejamento e controle.
Como material podemos definir todo um conjunto de bens tangíveis, isto é, móveis e imóveis que compõem o patrimônio de uma organização.
Como material podemos definir todo um conjunto de bens tangíveis, isto é, móveis e imóveis que compõem o patrimônio de uma organização.
Bens Móveis e Imóveis
•
Os bens imóveis são todos os conjuntos de edificações, construções, espaços, terrenos etc. que não podem ser deslocados de seu local de instalação. É toda a estrutura física de uma empresa. Um prédio é um bem imóvel. •
Já os bens móveis têm a característica de mobilidade potencial, ou seja, eles podem ser movidos, transportados, retirados de um lugar e levados para outro destino com maior facilidade. Uma mobiliadora é um estabelecimento que vendem móveis. Exemplos de móveis são: cadeiras, mesas, arquivos, armários, prateleiras, geladeiras, televisores, computadores, etc.
Para fins de administração de materiais, duas definições são fundamentais:
•
•
Material de consumo;
Material permanente.
•
Definimos