Atps De Administra O De Materiais E Logistica
Antes de iniciarmos o estudo da administração de recursos materiais, vejamos estes dados:
- 16% do programa de produção não é executado porque faltam ferramentas adequadas e destinadas á produção;
- 30% á 60% do estoque de ferramentas fica espalhado pelo chão, perdido, deteriorando – se e até mesmo dentro de caixas pessoais;
- 20% do tempo dos colaboradores é desperdiçado procurando ferramentas, se calcularmos ½ hora por turno, teremos a soma de três semanas de trabalho perdidas por ano;
- 40% a 80% do tempo do encarregado é perdido procurando e expedindo materiais e ferramentas;
- o orçamento anual para ferramentas e gabaritos gasto com fornecedores e ferramentas reservas numa empresa metalúrgica é 7 á 12 vezes maior que o orçamento do equipamento total.
Conclui – se então que são escassos os recursos para gerir bem ferramentas e materiais, que visa minimizar desperdícios.
A administração de recursos matérias e patrimoniais se apoiam no seguinte tripé:
- Finanças = a mola propulsora
- Material = condição para o processo produtivo
- Pessoal = aciona o processo produtivo
Para que a administração seja perfeita é preciso que estas três áreas tenham um entrosamento no qual uma área dependa da outra, porque elas se entrelaçam e se confundem dentro do fluxo administrativo.
Se tivermos dinheiro para investir, e também materiais e recursos, nada poderá ser realizado se não tivermos o elemento humano (mão de obra), para acionar o processo produtivo, somente com as três juntas é que se consegue êxito e bom funcionamento da empresa.
A gerência de materiais é vital no controle de desperdícios que podem reduzir os custos e aperfeiçoar o desempenho da produção da organização, quando esta é entendida e executada de forma adequada.
Os materiais representam a maior parcela de custo dos produtos acabados e são responsáveis por aproximadamente 52% do custo de um produto numa empresa média e em alguns casos podem chegar a 85%.
O investimento no estoque de