ATPS Administra O De Materiais E Logistica
Administração de Recursos Materiais
Procura abastecer de modo contínuo a empresa com material que seja necessário para as suas atividades. São cinco requisitos básicos para o abastecimento:
Qualidade do Material: Necessita estabelecer um padrão especifico que atenda as necessidades do mercado;
Quantidade Necessária: Estoque suficiente para quaisquer eventualidades tanto da produção e do estoque;
Prazo de Entrega: Pensando sempre na melhoria do atendimento aos consumidores, prazo curto e cumprindo os prazos estabelecidos;
Menor Preço: O custo beneficio atende as necessidades financeiras dos consumidores
Condições de Pagamento: Flexibilidade nos prazos para pagamento dos consumidores, pensando sempre em facilitá-la.
O uso da internet facilita a gerencia e a comunicação do fluxo de informações, tornando-se um meio para promoção, compras, propagandas, distribuição e colocação de pedidos.
Dentre os diversos tipos de critérios de controle de estoque, destaque para: PEPS, UEPS, e Média Ponderada
PEPS: Primeiro a entrar, primeiro a sair: as baixas de estoque são feitas pela ordem cronológica crescente, tomando por base o custo de aquisição mais antigo.
UEPS: Ultimo que entra primeiro que sai: As baixas até estoque são realizadas pela ordem cronológica decrescente tomando por base o ultimo custo de aquisição.
Média Ponderada: As baixas do estoque são feitas tomando por base o custo médio em que ocorrer a baixa.
Etapa 2
Não era mais suficiente apenas guardar a mercadoria com o maior cuidado possível. Racionalizar a altura ocupada foi à solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material.
A armazenagem dos materiais assumiu, então, uma grande importância na obtenção de maiores lucros. Independente de como foi embalado o material, ou de como foi movimentado, a etapa posterior é a armazenagem.
Os termos "armazenagem" e "estocagem" são freqüentemente usados para identificar coisas semelhantes. Mas podemos distinguir os dois, referindo-se à