trabalho conforto termico
ARQUITETURA E URBANISMO – 5 SEMESTRE
Aluno: Patricia Rauber Bazila
ATIVIDADE EXTRA SALA
1. Pesquisar tipos de aberturas, materiais construtivos que influenciam no conforto térmico das edificações.
Para prevenir o desconforto das temperaturas extremas nos ambientes internos, a fase de projeto de uma construção, ou mesmo de uma reforma, é a hora mais indicada. A NBR 15220 recomenda algumas técnicas construtivas adequadas a cada zona que existe no país.
-Circulação de ar: O ar quente é menos denso, então sempre sobe, empurrando para o alto pela corrente mais fria. Sendo assim, utilizar aberturas de ventilação cruzada é de grande importância. A abertura pode ser na parte inferior na entrada do vento e na parte superior na saída do vento.
-Sombreamento: Prefira elementos moveis, como brises, painéis basculantes ou de correr. Fechados eles bloqueiam o sol indesejado dos meses quentes. Abertos, permitem a entrada de luz e calor no inverno, diminuindo o uso de aquecimento artificial.
-Paredes: Quanto maior a massa, maior a inercia térmica, ou seja, menos a temperatura interna vai variar. Também, pode se adicionar placa cimenticia entre as chapas e um material isolante térmico.
-O uso de vegetação é de grande importância para o conforto térmico de uma obra. Elas além de proporcionar sombreamento a edificação, ainda ajudam a melhorar as condições do ar.
-Elaborar um projeto da casa adequando as aberturas para a máxima entrada de iluminação natural e ventilação.
-Cuidar a orientação solar da edificação, em locais onde seja muito quente, procure privilegiar mais o sol da manhã, pois a intensidade do calor é menor.
-Algumas pesquisas sugerem que para os edifícios modernos em ambientes quentes e úmidos, materiais demassatérmica elevada são adequados para os espaços utilizados principalmente durante o dia. No entanto, esses materiais não devem ser usados nos quartos, já que o calor absorvido durante o dia é dispersado para o ambiente à noite –